10 grandes escritoras(es) por trás de pseudônimos
- Thamiris Paz
- 9 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Pegando onda na #wordoftheday de hoje, que publicamos em nosso Instagram e Facebook, resolver preparar esta lista com 10 pseudônimos famosos e os nomes reais por trás de cada um deles. Veja quais deles você ainda não conhece.
1. STAN LEE

Stan Lee é um escritor e produtor famoso por contribuir com a criação de produções como Homem-Aranha, O Incrível Hulk, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Thor, entre outras criações da Marvel. Seu nome real é Stanley Martin Lieber.
2. J.D. ROBB

Este é o pseudônimo adotado pela autora de best-sellers Nora Roberts, famosa por seus romances. Sem se distanciar do gênero, mas para escrever histórias de outro gênero, como a ficção científica, a escritora usa o pseudônimo J.D. Robb, sob o qual escreveu livros como a famosa Série Mortal.
3. VOLTAIRE

Voltaire, como é mais conhecido, foi um filósofo francês iluminista do século XVIII, cujas ideias influenciaram pensadores da Revolução Francesa. Seu nome real era François-Maire Arouet e é autor de contos filosóficos, peças e poemas como "Édipo" (1715), "Henríada" (1715) e "Cartas Filosóficas" (1734).
4. MARK TWAIN

Mark Twain foi o pseudônimo adotado por Samuel Landhorne Clemens, que, em seus 20 anos, trabalhava em um barco à vapor. no Rio Mississipi, nos Estados Unidos. Por medidas de segurança, a água que movia os motores deveria alcançar quase 7 metros de profundidade, o que era medido por marcas. Quando o nível de água chegava na segunda marca (mark, em inglês), alguém gritava "Mark Twain". Assim, Samuel adotou o nome, utilizado para autoria de livros como "As Aventuras de Tom Sawyer" (1876), "As Aventuras de Huckleberry Finn" e "O Príncipe e o Mendigo" (1880)
5. RICHARD BACHMAN

Richard Bachman é ninguém mais, ninguém menos que Stephen King, autor de famosos suspenses como "A Coisa" e "O Iluminado". Ele passou a usar esse pseudônimo, pois já tinha uma grande quantidade de publicações sob seu nome real, então, quando a editora ligou, ele avistou em sua mesa um livro de Richard Stark e outro de Bachman Turner. Daí surgiu o nome Richard Bachman.
6. BOZ

Este autor é muito conhecido por seus livros "A Christmas Carol" e "Oliver Twist", publicados sob seu nome real Charles Dickens. Adotou o pseudônimo Boz quando trabalhava, aos 21 anos de idade, para o jornal Morning Chronicle, no qual desenhava histórias humorísticas. Sob o pseudônimo Boz, publicou o livro "Scketches by Boz", em 1836.
7. DR. SEUSS

Talvez você não o conheça por nome, mas já deve ter assistido os filmes baseados em seus livros, "O Lorax", "O Gato", "Horton e o mundo dos Quem" ou "O Grinch". Ele é um cartunista, que, ao ter sido proibido de desenhar para a revista Dartmouth Jack-O-Lantern, após ter sido pego ingerindo ilegalmente bebidas alcoólicas, passou a inscrever trabalhos com apenas o nome Seuss. Seu nome é, na verdade, Theodor Seuss Geisel.
8. GEORGE ORWELL

O verdadeiro nome de George Orwell é Eric Arthur Blair, mas suas obras famosas foram publicadas sob aquele pseudônimo. Entre seus livros mais famosos estão "1984", no qual faz críticas ao totalitarismo, e "O Triunfo dos Porcos", publicado em 1945.
9. LEWIS CARROLL

Muito provavelmente o primeiro livro que vem a sua mente quando se fala de Lewis Carroll é "Alice no País das Maravilhas" (1865). O nome verdadeiro do autor é Charles Lutwidge Dodgson e as aventuras de Alice deve ser a história mais famosa contada por ele, mas o que talvez você não saiba é que Charles foi professor de Matemática na Universidade de Oxford e escreveu livros de álgebra, lógica e poemas.
10. ROBERT GALBRAITH

Robert Galbraith foi um dos pseudônimos adotados pela famosa escritora J.K. Rowling, autora da Saga Harry Potter. Ela adotou o pseudônimo pois queria lançar livros de outros gêneros, mas sem indicar aos leitores que quem escrevia era uma mulher. Com o nome de Robert Galbraith, ela publicou o livro de suspense "The Cuckoo's Calling" em 2013. Na verdade, a autora se chama Joanne Rowling e em seu nome não existe palavra que se inicie com a letra K. Ela escolheu as iniciais J.K. para dar a sensação de neutralidade de gênero ao nome, evitando a seletividade machista no universo dos livros de ficção.
Tu gostou de conhecer as pessoas por trás desses pseudônimos? Comenta quais você já sabia e quais a gente deixou de incluir nesta lista. Até a próxima! Xoxo.
Fonte: as informações contidas nesta publicação foram obtidas a partir dos sites Bustle, TIME, CS Monitor, L&PM Editores, Robert Galbraith e Uol Educação.
Commentaires