#TUESDAYTIP: aprenda inglês com música!
- Thamiris Paz
- 3 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Não é costume fazermos das dicas das terças-feiras uma postagem no blog, mas esta aqui é tão boa que resolvemos escrever uma. Confira agora a #TUESDAYTIP de hoje:

Traduzir pode ser uma tarefa árdua pra uma pessoa que ainda está no início do aprendizado, mas foi isso que me ajudou a sair da fase "odeio inglês porque não entendo e não consigo aprender". Traduzir por conta própria as músicas que eu gostava, na época, apesar de serem traduções muito ao pé da letra, foi o que me ajudou a adquirir vocabulário. Eram músicas de estilo Pop/Rock, que, em 2009, 2010, não tinham tantas gírias e a linguagem era fácil. Com o objetivo de conseguir entender a letra das músicas que eu gostava, eu fazia um exercício diário de traduzir cada uma e, como as músicas basicamente falavam sobre a mesma coisa (romance), muitas expressões se repetiam de uma letra pra outra, sem contar a variedade de palavras de vocabulário básico que eu aprendi. Isso, adquirir vocabulário básico, com certeza foi o encalço que eu precisava para sair da estaca zero. Mas eu não usava o Google Tradutor. Quando eu digo que traduzia por conta própria, quero dizer com o auxílio de um dicionário, onde eu poderia visualizar melhor o sentido da palavra e como ela se encaixava nas frases. Além disso, a letra original da música foi um ótimo recurso; ler e cantar a letra enquanto a banda tocava me ajudou a perceber a pronúncia das palavras, as formas como elas são usadas e as situações também.
Ler a letra, traduzir, reler, cantar junto, repetir... Pronto, você já consegue cantar de cor e isso vai te ajudar a entender cada vez mais palavras até chegar ao ponto de ouvir e entender sem precisar ver a letra antes. Claro que isso não acontece do dia para a noite, não tem mágica nem milagre. É apenas prática. Practice makes perfect. ;) Tenha preferência pelas músicas que você mais gosta, mas procurar selecionar aquelas mais repetitivas. Geralmente músicas do estilo Soft Pop, Pop/Rock, Soft Rock e Blues têm uma linguagem fácil, então você pode começar com artistas como Demi Lovato, Selena Gomez, Nick Jonas se você for mais fã de músicas mais agitadas, pra dançar. Se você gosta mais de músicas tranquilas, John Mayer, Shawn Mendes, James Morrison, Jason Mraz e U2 são ótimas escolhas. Se você gosta muito de Rock, os antigos, como Aerosmith, Whitesnake, Air Supply, Bon Jovi, Scorpions e Guns 'n' Roses são muito bons também. E, claro, não posso deixar de recomendar os clássicos Beatles, mas, como eles, também tem Whitney Houston, Boyz II Men, Stevie Wonder e Bee Gees.
É bom ter em mente que cada pessoa tem o seu ritmo e forma de aprendizagem. Portanto, tenha paciência. E boa sorte na sua jornada de aprendizado. Quando você notar a primeira mudança, conta pra a gente. É muito bom perceber e comemorar o seu próprio progresso porque isso te dá coragem pra continuar. That's all, folks! See ya!
Comentarios